domingo, 9 de outubro de 2022

Exemplos de argumentos.

Estratégias argumentativas

  •  Argumento de autoridade:

    Tese: o uso tecnológico provoca uma dualidade na formação da criança: a (des)aprendizagem.
    Em uma segunda análise, é possível elucidar que os aparatos tecnológicos podem coibir, de certa forma, o crescimento da criança. Esses recursos, dotados de coercitividade sobre os indivíduos, impõem-lhes usos frequentes e excessivos. Segundo a terapeuta canadense Cris Rowan, a superexposição da criança a celulares, internet e televisão está relacionada a déficit de atenção, atrasos cognitivos, dificuldades de aprendizagem, impulsividade e problemas em lidar com sentimentos como a raiva. Percebe-se, portanto, que a tecnologia também pode ser um aparato de desaprendizagem.

    • Argumento de exemplificação:

    Tema “Manifestações populares em evidência no século XXI”:
    Além disso, nota-se, ainda, como fatores socioeconômicos também são responsáveis pelos casos. A Revolução Francesa é considerada o símbolo de “liberdade, igualdade e fraternidade’, visto que mobilizou as camadas sociais infladas da crise econômica no respectivo país. Assim, é evidente que a política externa e interna influencia  na quantidade de manifestações ocorrentes. Como exemplo, no ano de 2013 milhares de manifestantes ocuparam as ruas da capital de São Paulo em reivindicação por melhorias e abaixamento dos preços dos transportes públicos.

    • Argumento de causa e consequência:

    Tese: o desenvolvimento da ciência no Brasil é pouco significativo. 
    É preciso elucidar que o Estado brasileiro não investe no âmbito tecno-científico de forma suficiente. Isso se deve ao fato de o Brasil passar por uma crise econômica em que o corte de gastos nas áreas de pesquisa e desenvolvimento, responsáveis por grande movimentação econômica, foi inevitável. Sob essa perspectiva, teremos um país com um atraso econômico e social digno de uma “república de bananas” – exatamente o contrário de países com economia moderna baseada em ciência e tecnologia, como Alemanha e Estados Unidos.

    • Argumento de contra-argumentação:

    Muitas pessoas afirmam que a ciência atende, principalmente, a interesses comerciais e que os cientistas não estão verdadeiramente preocupados com a evolução da humanidade. É possível perceber, no entanto, que essa premissa é generalista e desconsidera o trabalho sério feito por cientistas em diversas universidades visando o desenvolvimento de novas técnicas no campo da saúde, por exemplo. Em muitos países, há pouco investimento em pesquisa, mas, mesmo assim, existem muitas pessoas que dedicam seu tempo e dispõem seu conhecimento para contribuir com a evolução do conhecimento científico.

    • Argumento de comparação/ analogia:

     Tema: Efeitos do Bullying na sociedade.

    Semelhantemente, o meio virtual também é um cenário propenso à prática de Bullying. Por não existir fiscalização, tais atos passíveis de punição são esquecidos e levados apenas como brincadeiras. Essa realidade é preocupante pois o cyberbullying, ou violência virtual, alcança proporções mundiais e de grande impacto na saúde da vítima. 

    • Argumento de alusão histórica: 

    Tese: o culto ao corpo perfeito é uma postura enraizada na sociedade brasileira. 
    Os padrões europeus relativos à beleza e ao corpo perfeito estão intrinsecamente presentes no imaginário coletivo dos brasileiros. Isso pode se justificar, a princípio, pela herança histórica das potências estrangeiras no processo de colonização do Brasil. Esses ideais corpóreos, discrepantes do biotipo brasileiro, foram retratados e exaltados em pinturas e esculturas na época colonial. Dessa forma, o passado histórico influencia hoje a obsessão pela busca do corpo ideal.

    • Argumento de contraposição: 

    Tema: Desafios para a educação da população indígena no Brasil:

    Desde o Iluminismo, entende-se que uma sociedade só progride quando se mobiliza com o problema do outro. No entanto, quando se observa os desafios para a educação da população indígena no Brasil, hodiernamente, verifica-se que esse ideal iluminista é constatado na teoria e não desejavelmente na prática e a problemática persiste intrinsecamente ligado à realidade do país, seja pela ausência de práticas pedagógicas voltada aos indígenas, seja pelo deficitário auxílio financeiro para a permanência e acesso ao ensino superior.

    • Argumento de comprovação:

    Tese: o desflorestamento na Amazônia virou uma prática recorrente no território brasileiro. 
    É perceptível que, no sistema capitalista, muitas vezes, a política está atrelada ao lucro corporativo. Por esse prisma, a grande representatividade de latifundiários e ruralistas no cenário político brasileiro implica maior defesa de seus interesses – comumente avessos à preservação ambiental. A bancada ruralista é uma das maiores e mais atuantes da Câmara dos Deputados, formada por mais de 200 políticos do total de 513. Dessa maneira, há a criação de uma atmosfera mais permissiva às práticas de desmatamento na Amazônia.

    https://querobolsa.com.br/revista/conheca-6-estrategias-argumentativas-para-usar-na-sua-redacao


    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    A Conjuração das palavras

    1. O texto a seguir foi retirado de um livro do escritor Benito Pérez Galdós – A Conjuração das palavras – e retrata o momento em que as pal...