sábado, 8 de outubro de 2022

Modelo de texto dissertativo

 

Proposta: Os limites do uso da tecnologia para a formação das crianças

DUALIDADE TECNOLÓGICA

Desde o final da década de 1980, com a consolidação da Revolução Técnico-Informacional, a tecnologia tornou-se inerente à vida dos indivíduos. Ao pensarmos no público mais jovem de hoje em dia, percebemos que essa aproximação é potencializada. Partindo desse contexto, o uso tecnológico provoca uma dualidade na formação da criança: a (des)aprendizagem.

É preciso reiterar, em uma primeira perspectiva, que o uso de tecnologia por crianças pode ser proveitoso. Essa ferramenta possui potencial pedagógico, visto que pode permitir o acesso a conteúdos informacionais por meio de vieses lúdicos. Um projeto realizado pelo núcleo de ensino da Universidade Estadual Paulista (Unesp) mostrou que o uso da tecnologia na educação melhora em 32% o rendimento dos alunos em Matemática e Física, em comparação aos conteúdos trabalhados de forma expositiva em sala de aula. Sendo assim, o dinamismo da tecnologia fomenta a aprendizagem infantil.

Em uma segunda análise, é possível elucidar que os aparatos tecnológicos podem coibir, de certa forma, o crescimento da criança. Esses recursos, dotados de coercitividade sobre os indivíduos, impõem-lhes usos frequentes e excessivos. Segundo a terapeuta canadense Cris Rowan, a superexposição da criança a celulares, internet e televisão está relacionada a déficit de atenção, atrasos cognitivos, dificuldades de aprendizagem, impulsividade e problemas em lidar com sentimentos como a raiva. Percebe-se, portanto, que a tecnologia também pode ser um aparato de desaprendizagem.

Logo, torna-se evidente o caráter dual dos aparatos tecnológicos como ferramentas de auxílio na formação infantil. É imperativo que o Estado promova maior conscientização nas escolas sobre o uso sensato e sem exageros da tecnologia. Aliado a isso, cabe aos responsáveis a fiscalização de conteúdo e do tempo das crianças no ambiente virtual. Quem sabe assim será possível valorizar o aspecto agregador dessa ferramenta, descartando a atual essência de dualidade.














 




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